Copyright © 2011 SERCARELI - Engenharia e Eletricidade  - Todos os direitos reservados

           Correção do Fator de Potência

           Fator de potência: este fator é uma simples divisão entre a energia ativa e a energia reativa. A razão entre estes números devem estar, segundo a Anel entre "0,92 indutivo" e "0,92 capacitivo" e, isso enquadra, segundo a resolução 456 da ANEEL como uso eficiente. Quanto mais estiver próximo do fator "1,0" maior é a eficiência da instalação elétrica.

           O Fator de potência é o recurso que tem a intenção principal de indicar o quanto de energia ativa, a que é cobrada, é utilizada. Porém, anomalias nesta numeração faz com que as concessionárias de energia, cobrem multas. Os clientes pagam esta multa e, geralmente, não sabem o que realmente ocorre.

           Por meio da análise da conta de energia, podemos orientar sobre a necessidade da correção de fator de potência de sua empresa devido ao fator reativo excedente instalado. Com a correção deste problema, através da instalação de bancos de capacitores e outros equipamentos, há a redução imediata do valor de consumo, além extinção das penalidades aplicadas na fatura, possibilitando economia, melhora da vida útil dos motores, equipamentos e da rede elétrica interna com redução das perdas energéticas por aquecimento dos cabos, favorecendo a eficácia dos processos industriais.